22 julho 2009

Twitter?

A nova sensação no mundo virtual é, sem dúvidas, o Twitter (mesmo que quisesse não conseguiria explicar o que é, e para que serve) ferramenta que “afirmam” é um divisor de águas na Comunicação, existirão os períodos históricos “AT” e “DT”, ou seja: antes do Twitter e depois do Twitter.

E não estou exagerando, pois é unânime a opinião acerca da nova ferramenta: “O Twitter é o que há”.

Reticente, como sempre, fiz minha conta no Twitter (a aproximadamente 06 meses, quando era apenas uma promessa). A primeira impressão veio junto da frase: “Que merda é essa?”, não encontrei sentido algum e acreditei que tal novidade tecnológica me levaria do nada a lugar nenhum, ainda penso desta forma. Mas agora os tecnológicos todos estão excitados com a novidade, e não poucos foram os recados que recebi relatando que o Twitter sim era a última Coca Cola Ligth no deserto, então tentei mais vezes, e outras, mais algumas só por descargo de consciência e nada.

Acredito que para os pseudo-famosos que ostentam inúmeros “seguidores” deve ser divertido expressar alguma amenidade e saber que em algum lugar alguém conectado está lendo, mas... e aí? Para as pessoas comuns é realmente uma obrigatoriedade imposta pela ditadura da comunicação e da tecnologia – sinto-me o personagem do Keanu Reves no filme Matrix. A vida virtual a cada dia se torna um fardo pesado de carregar, lembro da minha iniciação: uma conta de e-mail (aquelas malditas correntes virtuais) e o apaixonante e saudoso “ICQ” (o vovô do “MSN”) aquele monte de números para acessar a conta e seus sons inesquecíveis (uma delícia digitar e ouvir o som de uma máquina de escrever, ou então o “Iuuuuuuuuuhu”, “toc toc”, e ainda o barulhinho de navio). Saudades do deslumbramento e simplicidade daqueles bons tempos.

Enfim, ainda estou tentando twittar, sei que um dia se fará a luz e eu encontro alguma funcionalidade; se quiser me seguir, ou quem sabe me convencer, é fácil:@giuliano9

Vou terminar este post acerca do Twitter porque ele já está ficando “caído”, pois agora lançaram (com estardalhaço) o “Gloogle Wave” que promete, de novo, revolucionar a forma de se comunicar. Tudo bem, eu confesso. Estou a fazer minha conta no tal “Wave”, afinal tenho obrigação de ser virtual, e bem pouco real.

4 comentários:

  1. Para matar a saudades ou mesmo para conhecer, abaixo um link no qual é possível ouvir os clássicos sons do ICQ. Um prazer para a memória auditiva/afetiva.


    http://www.franklinjr.com/blog/index.php/2008/03/04/sons-do-icq-e-o-proprio-icq/

    ResponderExcluir
  2. Vou definir o Twitter, e irei fazer isso só porque não entendo como ainda não rolou uma química entre vocês, deve ser algo astrológico, signos incompátiveis... enfim, seja o que for, Jesus toma conta.
    Twitter é uma mesa de bar... ou uma rodinha no bar, ou até o balcão. Prefiro mesa de bar(zinho), onde posso me imaginar com alguns bons amigos, conversando sobre o que tenho feito e sobre novidades em geral... O Twitter vai um pouco além disso.
    Imagine que nesta mesa de bar tenha cadeiras suficientes para seus amigos próximos, seus colegas, seus conhecidos, amigos de chat, seus ídolos ilustres (celebridades) e alguns curiosos que você nunca viu, e todos eles consigam ouvir o que você falar e (quase) vice versa. Então não só você conta o que fez, ou a fofoca da vez, como acaba descobrindo que horas o Rodrigo Scarpa foi dormir no dia anterior, do que Luciano Huck brincou com seus filhos, que notícias Walter Longo leu e te indica, ou como foi o show do Calypso na pultakepariu que acabou faz 10 minutos (rs). Com sorte, as celebridades, que sentam sempre na ponta mais distante da mesa(mas falam de megafone, pois você sempre ouve)e dificilmente conseguem te escutar, se interessem por alguma palavra que você disser e te respondam... Para alguns isso é tudo. Mas o twitter está além de trazer famosos para seu círculo de conversa de boteco. Ele revoluciona a comunicação por sua leveza e rapidez - Exemplo: alguém do outro lado do mundo viu na internet que MJ morreu, ele posta no Twitter: "MJ dead" (7 caracteres rápidos), e em 5 minutos todo o mundo sabe (até antes da Globo, como foi de fato.); Do mesmo modo, alguém que foi no velório de MJ descreve minuto a minuto, no Twitter, tudo que está acontecendo em tempo real, via celular Blackberry (ainda é possível jogar fotos via Twitpic pelo próprio celular).(O nascimento da filha de Justus e Ticiane saiu primeiro no Twitter, por mensagem do próprio Roberto).
    Diversão, conhecimento diferenciado, comunicação rápida e mundial, isso é Twitter.
    O Twitter aproxima você de tudo, e tudo quer se aproximar de você, acredite.

    ResponderExcluir
  3. Boa tentativa Saraiva, mas...

    ResponderExcluir
  4. O Saraiva provou que só serve para os abcecados pelas vidas e passos dos famosos...

    Quanto a mesa de bar...Prefiro uma mesa de bar onde estejam meus poucos bons amigos conversando sobre coisas que jamais falaríamos ao Mundo e tomando nossa bendita Cerveja.

    ResponderExcluir